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Proposta sociointeracionista: a importância da interação com diferentes ambientes e pessoas

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Você já ouviu falar de sociointeracionismo? O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo bielo-russo Lev Semionovich Vygotsky, no começo do século 20. Ele foi pioneiro em seu campo, afirmando que o desenvolvimento intelectual é feito mediante a interação social, ao longo de um processo histórico, cultural e social.

O sociointeracionismo prioriza a relação social e cultural da pessoa com o meio em que está inserida, estimulando uma aprendizagem ativa. Ou seja, a interação com o meio em que vive e com outras pessoas é de extrema importância e é por intermédio dela que se dá o aprendizado. Dessa forma, em uma escola, por exemplo, o professor é um impulsionador do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Na Caminho Rede de Ensino, adotamos a proposta sociointeracionista em que os estudantes interagem uns com os outros, usufruindo de diferentes espaços de aprendizagem e recursos pedagógicos disponibilizados pela Rede, valorizando o vínculo afetivo entre professor e aluno, considerando o conhecimento que cada um traz consigo. Os estudantes aprendem, construindo e interagindo em todos os momentos da rotina escolar sem desprezar o que o ensino tradicional tem consolidado. Procuramos inovar o ensino de hoje para transformar o amanhã.

Para a diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino, Maristela Chiappin, “o sociointeracionismo é a melhor opção, pois mescla construção e interação em um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual, onde o professor planeja, desafia, direciona, executa, avalia e corrige cada etapa de aquisição de conhecimento”, explica.

Um dos exemplos dessa metodologia sociointeracionista é a temática de volta às aulas de 2024. A Caminho se inspirou na Festa Nacional da Uva, maior evento turístico e cultural da cidade que destaca a nível nacional a produção da fruta que deu origem ao nosso povo. Neste ano, o retorno do ano letivo da Caminho será no mesmo dia em que começa a Festa e nada melhor do que celebrar as duas ações em conjunto. Isso também é sociointeracionismo. É trazer eventos do contexto cultural da cidade para dentro da escola, proporcionando sentidos e significados muito maiores para os estudantes.

Dessa forma, eles aprendem sobre imigração italiana, história da colonização e trajetória de Caxias do Sul de maneira lúdica, criativa e diferenciada. Sem decoreba, mas com aprendizado de verdade. O tema de volta às aulas também foi inspirado na Festa da Uva: “Explorando caminhos e descobrindo lugares: uma nova jornada de conhecimento”. Durante as primeiras semanas de aula, a contadora de histórias da Caminho usará um navio de papelão e um baú com pertences da época para falar sobre a história dos nossos antepassados e de como eles chegaram em Caxias do Sul.  A Caminho também vai contar com uma decoração alusiva à Festa para deixar os estudantes e as famílias no clima da maior festa da cidade. Sempre de forma lúdica e interativa.

É assim. Na Caminho Rede de Ensino, o estudante aprende brincando. O processo de aprendizagem incentiva a autonomia e a organização, proporcionando que o estudante seja protagonista em todas as atividades e leve os conhecimentos aprendidos na escola para a vida toda.

Ensinar os conteúdos de maneira sólida e diversificada já é uma característica da Caminho. Mas aqui nos preocupamos em estimular e desenvolver diferentes aptidões em nossos estudantes
Mais uma campanha de solidariedade da Caminho Rede de Ensino resultará em uma linda ação com os vovôs de Caxias do Sul. Desde junho, a Caminho estava arrecadando produtos de higiene e limpeza para idosos
Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa