Blog

Feira Ecotecnológica incentiva a pesquisa científica e a cultura do estudo

caminho_agosto_23-48

Compartilhar em:

Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa realizado durante alguns meses sobre diferentes temas e que respondem a diversas questões. Na Feira, os estudantes apresentam suas pesquisas para os avaliadores e convidados, podendo ser credenciados para participarem de feiras externas e até internacionais.

Sabemos o quanto é importante nós termos pesquisadores, termos o incentivo à busca de conhecimento, sanarmos as curiosidades e incentivarmos os nossos alunos a serem curiosos, a pesquisarem. A pandemia nos mostrou como a pesquisa científica é importante, com a busca pela vacina, por exemplo.

Se nós tivermos a cultura da pesquisa e da resolução dos problemas, do mundo que nos cerca e dos problemas que nós temos no nosso cotidiano, nós teremos pessoas melhores e uma sociedade também melhor. Essa cultura da iniciação científica faz parte da Caminho Rede de Ensino. O objetivo é fortalecer cada vez mais essa cultura e assim termos, de fato, estudantes protagonistas que vão em busca da solução das dificuldades e da resolução de seus problemas.

A Feira Ecotecnológica também nos proporciona levarmos o nome da Rede Caminho para todo o país e até para fora dele. Já participamos de feiras no Brasil e no Paraguai e sempre aprendemos cada vez mais com essas experiências em outras cidades. Nosso desejo é que a cultura da iniciação científica se dissemine na educação para que a nossa sociedade possa ter uma realidade diferente e melhor, e sabemos que é através da educação que vamos fazer isso.

Além disso, a metodologia da Feira Eco também estimula a cultura do estudo, que traz uma perspectiva positiva sobre o valor do estudo. Quando a cultura do estudo é construída adequadamente, crianças e jovens não encaram aulas, tarefas e provas como uma obrigação. Em vez disso, eles percebem que essas são portas de acesso para oportunidades de crescimento.

Da mesma forma, uma nota alta não é apenas um número no papel. Ela é uma afirmação de que os seus esforços estão no caminho certo. Assim, indica que o estudante está progredindo em direção a objetivos importantes, como conquistar uma vaga em uma boa universidade, por exemplo.

Essa perspectiva positiva sobre o estudo, por sua vez, se reflete em atitudes, pois leva os jovens a buscarem ativamente novas formas de aprender e a colher bons resultados a partir dessa dedicação. Isso também tem tudo a ver com a proposta pedagógica da Caminho. Aqui, trabalhamos com o sociointeracionismo, em que o estudante aprende com significado, com sentido, para que os conteúdos tenham valor para sua vida e não apenas para uma prova ou um teste.

A Feira Eco é um exemplo. Os jovens trazem questionamentos e/ou problemas a serem solucionados e aprendem em cima disso. Assim, mostramos a eles que a Ciência está muito mais no nosso dia a dia do que eles pensam e que trabalhar com projetos científicos pode ser muito prazeroso e interessante.

Mais uma campanha de solidariedade da Caminho Rede de Ensino resultará em uma linda ação com os vovôs de Caxias do Sul. Desde junho, a Caminho estava arrecadando produtos de higiene e limpeza para idosos
Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa
A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.