Blog

Caminho Rede de Ensino sedia etapa regional de Festival de Robótica considerado o maior do país

Foto-vale

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino será sede da etapa regional do First Lego League Explore, uma competição de robótica destinada para equipes com estudantes de 6 a 10 anos. Essa é uma das categorias do FLL (First Lego League), o maior Festival de Robótica do país que também é reconhecido internacionalmente. A etapa regional desse torneio acontecerá junto com o Festival de Inovação da Caminho (FIC), no dia 08 de junho.

No First Lego League Explorer participam, no mínimo, 10 equipes da Caminho e de outras escolas gaúchas que precisam montar uma maquete motorizada com programação. Para isso, cada grupo adquire um kit de robótica da Lego para criar o trabalho em, pelo menos, 12 encontros com professores e coordenadores. Além disso, a Caminho, por ser sede da etapa regional, convida uma escola pública para participar da competição e ganhar um kit oficial da Lego.

No dia do FIC, todas as equipes inscritas apresentam sua maquete e um cartaz explicando o projeto. Ao menos, um grupo se classificará para a etapa nacional do First Lego League Explore, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Festival de Inovação da Caminho (FIC)

Essa é a terceira edição do FIC que vem com muitas novidades, integração e trabalho em equipe. O objetivo é trabalhar a tecnologia, a robótica e o empreendedorismo na área de inovação com os jovens. O Festival busca reforçar o pilar de Inovação e Tecnologia da Caminho, incentivando diversas habilidades, estimulando a criatividade, o aprendizado em educação tecnológica e o empreendedorismo.

Além da etapa regional do First Lego League Explore, o FIC será dividido em outros três desafios: Futurices, para os estudantes do 1º ao 4º ano; Jogos Robóticos, do 6º ao 9º ano; e Mistura Empreendedora, para os estudantes do Ensino Médio.

O Futurices trará muita Cultura Maker, despertando a imaginação e a criatividade dos estudantes. Ao longo das próximas semanas, os alunos da Caminho farão diversas invenções e experiências nos laboratórios da escola e apresentarão os resultados no dia do FIC. Entre os desafios, estão criar autómatos (máquina que imita o movimento de um corpo animado), fazer fotos em perspectiva forçada com os Ipad’s e reciclar e reaproveitar o lixo eletrônico criando luminárias.

Os Jogos Robóticos, aberto para equipes externas, vão trazer muita disputa nas arenas de robôs, programação, integração e inovação com a criação de um projeto. E o Mistura Empreendedora trará um campeonato de games super disputado e interativo, com desafios tecnológicos e de empreendedorismo.

O FIC será no dia 08 de junho na Caminho, a partir das 8h, envolvendo estudantes da Rede e também de outras escolas, apaixonados por robótica e por tecnologia.

A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.
A Festa Junina da Caminho Rede de Ensino será das 10h às 18h. Entre as atrações, muitas brincadeiras, comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis, arena de robôs, cadeia, correio elegante e apresentações dos estudantes.
Os estudantes da Caminho e de outras instituições de ensino da Serra participaram de muitos desafios tecnológicos, disputa de games, interações com robôs e programações lógicas. No total, foram 26 equipes participantes