Blog

Turno Inverso da Caminho: oportunidade de estender o aprendizado e a diversão!

WhatsApp Image 2023-05-03 at 14.32.28 (1)

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino possui o melhor Turno Inverso de Caxias do Sul, atendendo do Maternal 2 ao 8º ano. Essa modalidade de ensino complementa a aprendizagem, reforça os conteúdos do Curricular e proporciona diversas atividades aos estudantes nos laboratórios e espaços da escola. Por isso, diariamente, os alunos utilizam os laboratórios de Informática, Sala Apple, Espaço Maker e Laboratório de Robótica e de Educação Tecnológica da Caminho.

Os estudantes do Contraturno possuem o CLIC (Clube de Língua Inglesa da Caminho) para ensino de Língua Inglesa através do material didático da Macmillan Education, uma das melhores plataformas do mundo de inglês.

Em 2024, o Contraturno também conta com uma novidade: o Guru da Tramontina para as atividades de culinária do Turno Inverso. O Guru é um cooktop portátil conectado a um aplicativo de celular que te ajuda a cozinhar. Ele ajusta a temperatura, o peso e o tempo de preparo dos pratos, além de possibilitar mais de 260 receitas pelo aplicativo.

Além disso, essa novidade do Turno Inverso também faz uma ligação com os componentes curriculares de Física, História e Matemática, proporcionando maior conhecimento para os estudantes. Dessa forma, os monitores podem reforçar conteúdos aprendidos em sala de aula nas atividades práticas com o Guru.

Além disso, também contamos com o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), em parceria com o Sebrae, que trabalha com aulas e oficinas práticas sobre conceitos de empreendedorismo e mundo dos negócios. O objetivo é ensinar conceitos de empreendedorismo e de finanças para o nosso aluno que já sai pronto para encarar o mercado de trabalho no futuro. Nas oficinas, as crianças e adolescentes da Caminho aprendem sobre trabalho em equipe, resolução de conflitos e administração de um negócio.

No encerramento do JEPP de cada ano, os estudantes do Turno Inverso comercializam diversos produtos criados por eles. Tudo feito com muito carinho e dedicação. Na Feira, são diversos espaços com produtos e serviços, como: cheirinhos aromáticos, temperos, conservas, brinquedos reciclados, serviços de spa e acessórios para pets. E todo o lucro da Feira fica para esses jovens empresários da Caminho.

O Turno Inverso também trabalha a formação integral do estudante, com atendimento nos 12 meses do ano, Clube de Férias de Verão e Inverno, até cinco refeições diárias, cardápio elaborado por nutricionista, horário estendido, até duas aulas de inglês semanais e uma modalidade de ensino inovadora e atrativa. Nossa missão é proporcionar experiências que sejam tanto lúdicas quanto educativas aos estudantes.

Também realizamos campanhas solidárias anuais com o Grupo Tribus do Turno Inverso, alunos que se dedicam à organização e mobilização de ações sociais da Caminho. Entre elas, campanha da Páscoa Solidária, do Agasalho, do Brinquedo Solidário e do Amigo Solidário.

No Contraturno da Rede Caminho, a diversão anda junto com o aprendizado. Estamos aqui para impulsionar o crescimento das crianças e guiá-las em uma jornada de descobertas.

Trabalhar com muito carinho e dedicação pelos nossos estudantes. Isso é SER Caminho.

A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.
A Festa Junina da Caminho Rede de Ensino será das 10h às 18h. Entre as atrações, muitas brincadeiras, comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis, arena de robôs, cadeia, correio elegante e apresentações dos estudantes.
Os estudantes da Caminho e de outras instituições de ensino da Serra participaram de muitos desafios tecnológicos, disputa de games, interações com robôs e programações lógicas. No total, foram 26 equipes participantes