A agenda da Tecnoway, equipe de robótica da Caminho Rede de Ensino, está cheia pelos próximos meses. Em setembro e outubro, os integrantes do time vão participar de quatro competições em quatro estados diferentes: Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste ano, a partir do Festival de Inovação da Caminho (FIC), a Tecnoway agregou mais estudantes, somando agora 30 integrantes com idades entre 10 e 16 anos. O objetivo é poder participar de mais competições pelo país, reforçando o nome da Tecnoway e da Caminho.
“Como temos mais integrantes com idades variadas, a nossa ideia é que a Tecnoway participe de uma mesma competição em diferentes categorias, por exemplo. Assim oportunizamos a mais estudantes a vivência na competição, que traz muito desenvolvimento e fortalecimento de habilidades, como trabalho em equipe, liderança e responsabilidade”, explica Diogo Ribeiro, técnico da equipe e coordenador do pilar de Inovação e Tecnologia da Caminho.
O primeiro campeonato é a etapa nacional do First Lego League (FLL) Explore, que acontece no dia 12 de setembro em Recife (PE), com estudantes de 10 anos. A Tecnoway participará também de uma segunda etapa nacional do mesmo campeonato em São Paulo, no dia 19 de outubro. Em cada fase, eles apresentarão um projeto motorizado com robôs e programação e serão avaliados para uma possível classificação internacional.
Um dos estudantes que vai participar pela primeira vez de competição oficial é Pedro Chaves, do 5º ano da Caminho. Ele está empolgado com a ideia de viajar para o Recife. “Estamos treinando bastante para o torneio e estou bem animado com essa oportunidade. Espero aprender muito e curtir toda a viagem com meus colegas”, conta Pedro.
No mês de setembro, 12 integrantes da Tecnoway divididos em 4 equipes participam do WRO (World Robot Olympiad – Olimpíada Mundial de Robótica) em Blumenau (SC). Eles disputam as premiações em duas categorias: Elementary e Junior. No WRO, as equipes devem construir e programar um robô autônomo capaz de enfrentar desafios em uma pista temática. Os primeiros colocados de cada categoria vão para a etapa mundial que acontece na Turquia.
A Tecnoway também participará da Olimpíada Brasileira de Robótica, no dia 28 de setembro, no Instituto Federal de Porto Alegre (RS). São duas categorias: desafio artístico, em que eles devem construir um robô que faça uma apresentação artística; e desafio de robô resgate, com a construção de um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana. Neste torneio, a Tecnoway participa com 21 estudantes.
Em todos os campeonatos, o objetivo é transformar a robótica educacional em um tema acessível e estimulante dentro da sala de aula, descobrindo novos jovens talentos e atualizando o processo de ensino-aprendizagem. A Caminho Rede de Ensino é pioneira em trabalhar a Robótica desde a Educação Infantil com o pilar de Inovação e Tecnologia, reforçando a criatividade, o raciocínio lógico, a liderança e o empreendedorismo nos estudantes.