Blog

Tecnoway da Caminho é a única representante da Serra na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica

Tecnoway3

Compartilhar em:

Os integrantes da Tecnoway, equipe de robótica da Caminho Rede de Ensino, se preparam para embarcar para Brasília na próxima semana. A equipe participará da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica – FLL (First Lego League), a maior competição neste segmento do país. A Tecnoway é o único time representando a Serra Gaúcha e se une a outros três gaúchos: dois de Porto Alegre e um de Santa Cruz do Sul.

O torneio avalia quatro categorias: Design do Robô e Programação, Projeto de Inovação, Core Values / Trabalho em Equipe e Desempenho do Robô / Arena. No Projeto de Inovação, a Tecnoway aperfeiçoou o Bloco³, sistema de trocas de LEGO online. Ele passou por algumas melhorias após o compartilhamento com usuários e profissionais. A solução reduz o “abandono” de LEGOs que ocorre devido a perda de interesse na construção repetida da mesma montagem.

“A nossa equipe desenvolveu o projeto completo com todos os detalhes de como ele seria colocado em prática. Dentro do Bloco³, o uso da moeda virtual, B3, irá proporcionar uma maneira eficiente de facilitar as transações, permitindo que os usuários aluguem conjuntos temporariamente. A exigência de um relatório sobre a quantidade e qualidade das peças durante a inscrição do conjunto LEGO garante uma troca justa entre os usuários”, completa Lara da Costa Andreolla, integrante da equipe.

A Tecnoway está treinando fortemente desde o início do ano para o torneio, que terá a participação de 100 equipes de todo o país. “Estamos esperançosos devido ao ótimo desempenho da equipe na etapa regional e equilíbrio nas áreas avaliadas. Além disso, sabemos que essa experiência será marcante para todos os integrantes. O FIRST LEGO League Challenge (FLL) é uma competição que proporciona o desenvolvimento de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, explica Diogo Ribeiro, técnico da Tecnoway e coordenador do pilar de Inovação e Tecnologia da Caminho.

São diversas premiações que garantem vagas para a participação no Mundial, que acontecerá em Houston, Texas (EUA), de 17 a 20 de abril deste ano. Até agora, foram confirmadas 3 vagas e as demais serão anunciadas durante a competição.

Na etapa regional, no ano passado, a Tecnoway conquistou 2º lugar em Desempenho do Robô e 2º lugar no Champions Award, garantindo medalha de prata na colocação geral da competição.

Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.
A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária