Blog

Tecnoway da Caminho é a única representante da Serra na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica

Tecnoway3

Compartilhar em:

Os integrantes da Tecnoway, equipe de robótica da Caminho Rede de Ensino, se preparam para embarcar para Brasília na próxima semana. A equipe participará da etapa nacional do Torneio SESI de Robótica – FLL (First Lego League), a maior competição neste segmento do país. A Tecnoway é o único time representando a Serra Gaúcha e se une a outros três gaúchos: dois de Porto Alegre e um de Santa Cruz do Sul.

O torneio avalia quatro categorias: Design do Robô e Programação, Projeto de Inovação, Core Values / Trabalho em Equipe e Desempenho do Robô / Arena. No Projeto de Inovação, a Tecnoway aperfeiçoou o Bloco³, sistema de trocas de LEGO online. Ele passou por algumas melhorias após o compartilhamento com usuários e profissionais. A solução reduz o “abandono” de LEGOs que ocorre devido a perda de interesse na construção repetida da mesma montagem.

“A nossa equipe desenvolveu o projeto completo com todos os detalhes de como ele seria colocado em prática. Dentro do Bloco³, o uso da moeda virtual, B3, irá proporcionar uma maneira eficiente de facilitar as transações, permitindo que os usuários aluguem conjuntos temporariamente. A exigência de um relatório sobre a quantidade e qualidade das peças durante a inscrição do conjunto LEGO garante uma troca justa entre os usuários”, completa Lara da Costa Andreolla, integrante da equipe.

A Tecnoway está treinando fortemente desde o início do ano para o torneio, que terá a participação de 100 equipes de todo o país. “Estamos esperançosos devido ao ótimo desempenho da equipe na etapa regional e equilíbrio nas áreas avaliadas. Além disso, sabemos que essa experiência será marcante para todos os integrantes. O FIRST LEGO League Challenge (FLL) é uma competição que proporciona o desenvolvimento de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática”, explica Diogo Ribeiro, técnico da Tecnoway e coordenador do pilar de Inovação e Tecnologia da Caminho.

São diversas premiações que garantem vagas para a participação no Mundial, que acontecerá em Houston, Texas (EUA), de 17 a 20 de abril deste ano. Até agora, foram confirmadas 3 vagas e as demais serão anunciadas durante a competição.

Na etapa regional, no ano passado, a Tecnoway conquistou 2º lugar em Desempenho do Robô e 2º lugar no Champions Award, garantindo medalha de prata na colocação geral da competição.

Mais uma campanha de solidariedade da Caminho Rede de Ensino resultará em uma linda ação com os vovôs de Caxias do Sul. Desde junho, a Caminho estava arrecadando produtos de higiene e limpeza para idosos
Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa
A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.