Blog

Super Chef Matemático: Caminho Rede de Ensino e Tramontina se unem em projeto que mistura cálculos e culinária

Projeto Caminho e Tramontina (4)

Compartilhar em:

Conhecida pela inovação e pioneirismo nas ações, a Caminho Rede de Ensino colocou em prática mais um projeto, nesta semana, que mistura Matemática e Culinária. O Super Chef Matemático envolveu as três turmas de nono ano da escola em uma parceria de sucesso com a Tramontina TEEC S.A, responsável pela fabricação de artigos de uso doméstico de alta tecnologia. Os estudantes foram até a fábrica em Carlos Barbosa, conheceram suas instalações e puderam cozinhar utilizando todos os recursos e ferramentas da Tramontina, inclusive com presença dos chefs de cozinha da empresa.

O Super Chef Matemático iniciou em sala de aula. A professora Ândrea Martini, do componente curricular de Matemática, escolheu 15 receitas do Guru da Tramontina, dividiu os estudantes em grupos e cada grupo escolheu uma receita diferente em três grandes temas: risotos, massas e cortes de carne. A partir daí, entrou o desafio dos cálculos.

“Cada grupo precisou criar problemas matemáticos em cima das receitas. Então, por exemplo, os estudantes usaram Teorema de Pitágoras, logaritmos, raiz quadrada, propriedades de radicais, potenciação, equações de segundo grau, e elaboraram questões matemáticas para descobrir as quantidades corretas dos ingredientes. No dia da visita na Tramontina, cada grupo recebeu uma receita diferente da sua e precisou resolver os desafios propostos pelos colegas. Somente depois de fazer os cálculos, sem calculadora e consulta aos materiais, e descobrir as quantidades, é que eles poderiam começar a cozinhar”, explicou Ândrea.

Receitas desvendadas, era hora de colocar a mão na massa. Os estudantes cozinharam no espaço da Tramontina acompanhados pelos dois chefs de cozinha da empresa, Elzio Callefi e Mateus Ricardi. As turmas de nono ano fizeram as receitas no Guru (cooktop portátil da Tramontina por indução conectado a um aplicativo de celular que te ajuda a cozinhar) e os pratos passaram pelas avaliações dos chefs, que levaram em consideração sabor, apresentação, organização da bancada, defesa do prato, entre outros critérios. Ao final de cada manhã, foram realizadas premiações para o melhor grupo.

“O Super Chef Matemático trabalhou com os nossos três pilares de ensino: Conteúdo Forte, porque traz o aprendizado em Matemática de forma sólida e consistente; Inovação e Tecnologia, já que o Guru traz uma forma diferente e conectada de cozinhar; e Educação Socioemocional, pois o cozinhar envolve trabalho em equipe, foco, controle de ansiedade e organização que também foram avaliados pelos chefs. Foi uma experiência incrível para os estudantes”, completa Júlio César Chiappin, diretor institucional da Caminho Rede de Ensino.

Foram três dias de visita na Tramontina, um dia para cada turma, totalizando 15 receitas. Os estudantes ainda conheceram o showroom da Tramontina, visitaram as instalações e ouviram uma apresentação da empresa. Muito além de aprender sobre matemática, alguns cozinharam pela primeira vez, aprenderam conceitos da cozinha, produziram pratos deliciosos com todo o requinte da marca Tramontina e viveram fantásticas experiências que transformam vidas.

Em setembro e outubro, os integrantes do time vão participar de quatro competições em quatro estados diferentes: Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste ano, a Tecnoway agregou mais estudantes
A população do litoral norte gaúcho ganhará um reforço de peso na educação. Com o propósito de preparar protagonistas para o futuro, a Caminho Rede de Ensino deu o pontapé inicial para a construção da Impulso Torres,
Conhecida pela inovação e pioneirismo nas ações, a Caminho Rede de Ensino colocou em prática mais um projeto, nesta semana, que mistura Matemática e Culinária. O Super Chef Matemático envolveu as três turmas de nono ano da escola