Blog

Socioemocional: um dos pilares de ensino da Caminho

345029992_1217290682278134_6857506253258090998_n

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino trabalha com o propósito de formar agentes transformadores do mundo, líderes de um futuro cada vez mais próximo e protagonistas de suas escolhas. Para isso, conta com três pilares principais, que norteiam toda a proposta de ensino: Conteúdo Forte, Educação Socioemocional e Inovação e Tecnologia. Hoje vamos conhecer mais sobre o Socioemocional.

Na Educação Socioemocional, os alunos interagem uns com os outros, usufruindo de diferentes espaços de aprendizagem e recursos pedagógicos disponibilizados pela escola, valorizando o vínculo afetivo entre professor, aluno, família e ambiente escolar. Essa é a proposta sociointeracionista, um diferencial da Caminho.

A escola acredita que a interação social favorece o desenvolvimento do estudante como um todo. Por isso, os alunos aprendem, construindo e interagindo em todos os momentos da rotina escolar sem desprezar o que o ensino tradicional tem consolidado. É inovar o ensino de hoje para transformar o amanhã. Dessa forma, a Caminho ensina muito mais do que conteúdos, ensina os estudantes a lidarem e gerirem suas próprias emoções.

Contamos com um time do Serviço de Orientação Educacional (SOE), com psicólogas separadas por segmento, que está sempre presente, disponível para escutar e orientar, além de desenvolver projetos diários com as turmas. Entre os pequenos, temos o exemplo do projeto São Tantas Emoções, que trabalhou o reconhecimento de diversos tipos de emoções com as crianças; e o Semáforo do Toque, que abordou os limites do toque, as partes íntimas e os cuidados com o corpo de forma lúdica e significativa.

Para os alunos mais velhos, as psicólogas também trabalham com Cápsulas do Tempo trazendo reflexões sobre o ano que passou e o que esperam para o futuro.

Também estimulamos a solidariedade e a empatia, através de campanhas e ações sociais anuais. No total, são, pelo menos, 6 campanhas solidárias ao longo do ano, como Páscoa Solidária, Amigo Solidário e campanha de arrecadação de lacres e tampinhas de garrafa.

Nossa escola ainda conta com mais um diferencial que é ter a Educação Socioemocional no currículo, como um conteúdo que se integra aos demais componentes curriculares. Um dos programas trabalhados com os estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio é +Atitude, do SAS Educação, que desenvolve as habilidades socioemocionais de maneira intencional, regular e sistemática. Entre as habilidades trabalhadas estão: consciência crítica, comunicação, autonomia, autoconhecimento, responsabilidade e empatia.

São as chamadas soft skills, tão necessárias para qualquer ocupação que o jovem irá ter futuramente. Seja abrindo o próprio negócio ou trabalhando para uma empresa, essas habilidades favorecem o trabalho em equipe e o sucesso pessoal e profissional. E a Caminho proporciona que elas sejam trabalhadas desde cedo e que o estudante saia da escola com uma formação completa para o seu futuro.

Aqui, o Socioemocional é um dos pilares! E nós trabalhamos com emoções e valores que contribuem para a evolução do estudante.

Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.
A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária