Blog

Será que a água conduz corrente elétrica?

light-bulb-1173249_1280

Compartilhar em:

Os estudantes do 8º ano da Caminho Rede de Ensino estão estudando circuitos elétricos e, então, surgiu o questionamento: será que a água conduz corrente elétrica?

Antes de chegar na resposta, é importante compreender alguns conceitos de eletricidade. Você sabe como a eletricidade pode acender uma lâmpada? Um circuito eletrônico simples funciona criando um caminho fechado para a corrente elétrica fluir, permitindo que componentes como LEDs ou motores realizem suas funções. Exemplo: o LED é um componente que emite luz quando a eletricidade passa por ele. A pilha fornece energia (corrente elétrica) e o fio de cobre conecta tudo para formar um caminho para a corrente.

O interruptor funciona como um “portão” no circuito. Quando está fechado, permite que a corrente elétrica passe e o LED acenda. Quando está aberto, interrompe o fluxo de corrente.

E voltando à pergunta inicial. Nós pesquisamos o assunto e descobrimos que os sais minerais ou minerais são bons condutores de energia elétrica. A água da torneira possui um pouco de sal mineral, ou seja, ela consegue ter uma certa condutividade elétrica. E, quando adicionamos mais sal, a condutividade, a eficiência aumentam, potencializando ainda mais a luminosidade da luz.

Já a água pura não é uma condutora de energia elétrica. Os sais minerais que estão contidos nela é que, sim, são bons condutores elétricos.

Ou seja, a água não conduz eletricidade.

A Caminho Rede de Ensino manifesta sua profunda solidariedade à professora vítima do ato de violência ocorrido, na tarde desta terça-feira (1°/04), na Escola Municipal João de Zorzi, em Caxias do Sul (RS).
Os estudantes do 8º ano estão estudando circuitos elétricos e, então, surgiu o questionamento. Mas, antes de chegar na resposta, é importante compreender alguns conceitos de eletricidade. Você sabe como a eletricidade pode acender uma lâmpada?
Estar por dentro do que há de novo e moderno em educação. Foi com esse objetivo que a Caminho Rede de Ensino participou do maior e principal Congresso de Gestão Educacional do país