Blog

Participação da família no aprendizado do filho

Dia das Mães 204 (54)

Compartilhar em:

A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui na Caminho Rede de Ensino, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias. Além dos pais acompanharem o desempenho e a evolução dos filhos na escola, eles também podem ajudar no aprendizado dos estudantes.

Uma das dicas é estabelecer hábitos com as crianças e adolescentes. Os hábitos desenvolvem uma rotina, que faz com que os estudantes se sintam mais seguros, diminuindo suas ansiedades em relação ao que é desconhecido e sistematizando o que já é conhecido.

A rotina também favorece situações de aprendizagem em que as crianças/adolescentes saem de uma dependência total do adulto e evoluem, progressivamente, para a autonomia. Você sabia que a rotina é uma forma de ensinar valores e de melhorar o comportamento da criança? Ela desenvolve habilidades socioemocionais, como: autonomia, controle emocional, segurança e redução do estresse e ansiedade.

Fique atento a algumas dicas de como os pais podem ajudar os filhos:

  1. Conhecer a personalidade
  2. Desenvolver a autoestima
  3. Saber qual o estilo de aprendizagem (auditivo, visual ou cenestésico)
  4. O filho não é a extensão dos pais
  5. Habilidades / Vocação
  6. Tempo Biológico – Sono X Produtividade X Telas
  7. Incentive a estudar todos os dias
  8. Organize o calendário, defina horários e cumpra-os
  9. Reserve um local adequado
  10. Ajude com as dúvidas
  11. Deixe a criança/adolescente fazer sozinho (com supervisão)
  12. Ajude a tornar a experiência divertida
  13. Estimule o senso crítico
  14. Ensine responsabilidade e autonomia
  15. Seja o EXEMPLO – ouvindo, observado e deduzindo

Na Caminho, temos mais um diferencial: nós contamos com a plataforma de educação SAS que traz diversas ferramentas pedagógicas e recursos digitais para facilitar o aprendizado. Entre eles, +Atitude, Projeto de Vida, Soluções Digitais, Estante de Conteúdo, SAS TV, Plataforma de Avaliações e Atividades Digitais.

O importante é os pais e responsáveis refletirem sobre essa pergunta: “Quanto tempo de qualidade você tem destinado ao seu filho?”. Para ajudar nessa missão, os pais também podem recorrer à equipe de psicólogas da Caminho que trazem orientações e propostas para aproximar pais e filhos.

Família e Escola: Juntos para o sucesso!

Mais uma campanha de solidariedade da Caminho Rede de Ensino resultará em uma linda ação com os vovôs de Caxias do Sul. Desde junho, a Caminho estava arrecadando produtos de higiene e limpeza para idosos
Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa
A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.