As crianças e adolescentes já são curiosos por natureza, né? Então que tal aproveitar isso para incentivar o gosto pela pesquisa científica?! É o que a Caminho Rede de Ensino faz!
A Iniciação Científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes na pesquisa científica. É a possibilidade de inserir o aluno desde cedo nos ritos da metodologia desses trabalhos. Essa atividade caracteriza-se como um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e pode ser definida como um instrumento de formação para o estudante.
Por isso, aqui na Caminho, nós estimulamos a criatividade, a busca por respostas e a resolução de conflitos desde pequenos. Assim, mostramos a eles que a Ciência está muito mais no nosso dia a dia do que eles pensam e que trabalhar com projetos científicos pode ser muito prazeroso e interessante.
A iniciação científica sempre fez parte da cultura da Rede – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Esse é um dos diferenciais da Caminho, que realiza todos os anos a Feira Ecotecnológica para todos os segmentos de ensino. Os estudantes, orientados pelos professores, escolhem um tema para pesquisa, de acordo com a faixa etária, e fazem todos os processos que constituem a pesquisa científica chegando até a apresentação final na Feira.
O nosso estudante já tem uma vontade natural de participar ativamente, então, disponibilizar essa participação para ele também é papel da escola. Afinal, a pesquisa proporciona um real ganho de aprendizagem, um interesse genuíno do aluno em aprender e aplicar aquilo que aprende.
Os professores também têm o dever de estimular esse protagonismo. Para isso, a Caminho promove o Seminário de Iniciação Científica da Serra Gaúcha há três anos. Uma programação com palestras, painéis e oficinas sobre o tema que aprofundam o estudo da pesquisa e debatem os recursos para trabalhar iniciação científica em sala de aula.
“Com a cultura da pesquisa e da resolução dos problemas, do mundo que nos cerca e dos problemas que temos no nosso cotidiano, nós teremos pessoas melhores e uma sociedade também melhor. A Caminho deseja que possamos, juntos, fortalecer cada vez mais essa cultura e assim termos, de fato, alunos protagonistas que vão em busca da solução das dificuldades e da resolução de seus problemas”, explica Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino.
Estimular o estudo científico. Isso é SER Caminho.