Blog

Infância feliz – Vida adulta feliz

kids-1093758_1280

Compartilhar em:

Você sabia que a primeira infância é a fase mais decisiva para o desenvolvimento integral do ser humano?! Isso porque, no período compreendido entre o nascimento e os seis primeiros anos de vida (primeira infância), o cérebro se desenvolve a todo vapor e constrói cerca de 90% das conexões cerebrais, formando as estruturas que auxiliam na capacidade de aprendizagem.

É nesse período também que o cérebro se mostra fortemente maleável em relação aos estímulos que recebe. Por isso, quanto melhor forem as condições que damos a uma criança no início da sua vida, maiores serão as chances dela se desenvolver de maneira integral.

Nesses seis primeiros anos de vida, a criança aprende a se comunicar, pensar, sentir emoções e a interagir com o mundo ao seu redor. É na infância que construímos a base para nossa saúde, aprendizado e bem-estar ao longo da vida. Ou seja, é uma fase fundamental para todo ser humano.

E a escola também é parte importante para esse desenvolvimento. Afinal, a instituição de ensino fornece muitas oportunidades para apoiar o desenvolvimento físico, cognitivo, social, emocional e de linguagem dos estudantes.

Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), por exemplo, as atividades na Educação Infantil promovem o desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas, aprimoram a percepção sensorial e fomentam a habilidade de se concentrar e focar de forma lúdica. Além disso, tais atividades também permitem ampliar as interações sociais, aprimorar as habilidades linguísticas e o senso ético, assim como favorecem a elevação da autoconfiança, entre outras características igualmente relevantes.

Também é no ambiente escolar que os pequenos interagem com seus colegas e com adultos. Assim, as crianças podem aprender habilidades sociais importantes, como compartilhar, cooperar e resolver conflitos, além de desenvolver habilidades emocionais, como autocontrole, empatia e autoestima.

Por isso é essencial que os professores e educadores criem um ambiente de aprendizagem seguro e estimulante para que os pequenos possam se desenvolver cognitivamente de forma saudável e natural. Além disso, os pais também podem trabalhar com estímulos em casa para complementar o aprendizado.

Entre as dicas, estão ler em voz alta para as crianças todos os dias, pois isso ajuda a desenvolver habilidades de linguagem, aprimorar a compreensão e a criatividade; proporcionar atividades que promovam o raciocínio lógico, como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro e jogos de estratégia; e incentivar a criatividade por meio de atividades artísticas, como pintura, desenho e outras atividades que envolvam a expressão artística.

Dessa forma, teremos crianças mais felizes que se refletirão em adultos seguros e realizados.

Diante de tanta dificuldade e tristeza no cenário atual do Rio Grande do Sul, a Caminho Rede de Ensino coloca em prática o projeto “Uma colcha para cobrir o mundo” para promover a solidariedade e a empatia. O projeto traz contação de história
Em relação à alfabetização no processo ensino-aprendizagem é importante destacar as ideias que sustentam os estudos de Jean Piaget. Nessa teoria, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo.
A Caminho Rede de Ensino será sede da etapa regional do First Lego League Explore, uma competição de robótica destinada para equipes com estudantes de 6 a 10 anos. Essa é uma das categorias do FLL (First Lego League)