Blog

Fim das férias e adaptação para a volta às aulas

420437582_18415211554002912_2036111144763896402_n

Compartilhar em:

As férias terminaram e é hora dos estudantes voltarem para a escola. Mas e aí? Como fazer essa transição da melhor forma? Na Caminho Rede de Ensino, a primeira semana de volta às aulas requer um olhar atento de toda a equipe pedagógica que elabora diversas atividades de acolhimento para os alunos que estão chegando. Fantasias, brincadeiras, rodas de conversa, confecção de brinquedos e relatos de como foram as férias estão entre as ações propostas para esse período, principalmente para Educação Infantil e Anos Iniciais.

A Caminho possui diferenciais importantes, como o olhar individualizado, o atendimento personalizado e a Educação Socioemocional que fazem toda a diferença para as famílias e, mais ainda, durante a adaptação escolar para estudantes de qualquer faixa etária. Aqui, os alunos novos e os que estão retornando são acolhidos como muito carinho, afeto e criatividade.

Por isso, na Caminho, o acolhimento é tão importante e priorizado. “É importante que a criança se sinta segura, confortável e feliz no ambiente escolar e, para isso acontecer, é necessário tempo, carinho e disposição da equipe. Por isso, no período de adaptação escolar, nós passamos em todas as salas de aulas, damos colo, conversamos, saímos para passear com os pequenos, acompanhamos a nova rotina deles e ficamos à disposição para fazer gradualmente a adaptação”, explica Gabriela Borba, orientadora educacional da Educação Infantil.

E, além do que é feito na escola, é fundamental que os pais também ajudem nesse processo. A dica das psicólogas da Rede é que os pais comecem a preparar os filhos uma semana antes da volta para a escola. “Eles podem mostrar no calendário os dias que faltam, saírem para comprar juntos os uniformes e materiais escolares e conversarem sobre a volta, ressaltando que os filhos vão reencontrar a professora, os coleguinhas, a coordenadora. Ou seja, destacar que os amiguinhos também vão voltar e que a escola preparou várias surpresas para eles”, descreve Gabriela.

A Caminho ainda faz alguns ‘combinados’ com os pais durante esse período e reforça a importância dos familiares passarem segurança para a criança e não se prolongarem na hora da despedida. É importante que sejam firmes nessa hora e confiem na escola que escolheram para os seus filhos. “Cada criança tem o seu tempo e, aqui na Caminho, nós respeitamos isso e fazemos a adaptação de forma gradual, aumentando aos poucos o tempo de permanência do aluno na escola, até que ele se sinta bem e seguro”, complementa Fernanda Henz, orientadora educacional dos Anos Iniciais.

Também é importante reestabelecer a rotina de sono que, geralmente muda nas férias, e voltar a regrar a alimentação, já que no período de recesso as guloseimas são mais liberadas. Tudo isso para que a volta dos pequenos e dos grandes seja feita de forma leve, saudável e, principalmente, alegre para todos.

Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem, né?! Isso porque todos sabemos dos benefícios dos livros, mas nem sempre é fácil agradar a criança com esse hábito.
Desenvolver a autonomia da criança é fundamental para que ela possa alcançar a sua independência. Pensando nisso, desenvolvemos esse texto com 5 dicas que irão ajudar você  
Este é o momento de estender a mão e aquecer corações! A Campanha do Agasalho está de volta, pronta para espalhar calor humano pelos cantos mais frios da cidade. Neste inverno, queremos contar com você para fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam.