Blog

Fim das férias e adaptação para a volta às aulas

420437582_18415211554002912_2036111144763896402_n

Compartilhar em:

As férias terminaram e é hora dos estudantes voltarem para a escola. Mas e aí? Como fazer essa transição da melhor forma? Na Caminho Rede de Ensino, a primeira semana de volta às aulas requer um olhar atento de toda a equipe pedagógica que elabora diversas atividades de acolhimento para os alunos que estão chegando. Fantasias, brincadeiras, rodas de conversa, confecção de brinquedos e relatos de como foram as férias estão entre as ações propostas para esse período, principalmente para Educação Infantil e Anos Iniciais.

A Caminho possui diferenciais importantes, como o olhar individualizado, o atendimento personalizado e a Educação Socioemocional que fazem toda a diferença para as famílias e, mais ainda, durante a adaptação escolar para estudantes de qualquer faixa etária. Aqui, os alunos novos e os que estão retornando são acolhidos como muito carinho, afeto e criatividade.

Por isso, na Caminho, o acolhimento é tão importante e priorizado. “É importante que a criança se sinta segura, confortável e feliz no ambiente escolar e, para isso acontecer, é necessário tempo, carinho e disposição da equipe. Por isso, no período de adaptação escolar, nós passamos em todas as salas de aulas, damos colo, conversamos, saímos para passear com os pequenos, acompanhamos a nova rotina deles e ficamos à disposição para fazer gradualmente a adaptação”, explica Gabriela Borba, orientadora educacional da Educação Infantil.

E, além do que é feito na escola, é fundamental que os pais também ajudem nesse processo. A dica das psicólogas da Rede é que os pais comecem a preparar os filhos uma semana antes da volta para a escola. “Eles podem mostrar no calendário os dias que faltam, saírem para comprar juntos os uniformes e materiais escolares e conversarem sobre a volta, ressaltando que os filhos vão reencontrar a professora, os coleguinhas, a coordenadora. Ou seja, destacar que os amiguinhos também vão voltar e que a escola preparou várias surpresas para eles”, descreve Gabriela.

A Caminho ainda faz alguns ‘combinados’ com os pais durante esse período e reforça a importância dos familiares passarem segurança para a criança e não se prolongarem na hora da despedida. É importante que sejam firmes nessa hora e confiem na escola que escolheram para os seus filhos. “Cada criança tem o seu tempo e, aqui na Caminho, nós respeitamos isso e fazemos a adaptação de forma gradual, aumentando aos poucos o tempo de permanência do aluno na escola, até que ele se sinta bem e seguro”, complementa Fernanda Henz, orientadora educacional dos Anos Iniciais.

Também é importante reestabelecer a rotina de sono que, geralmente muda nas férias, e voltar a regrar a alimentação, já que no período de recesso as guloseimas são mais liberadas. Tudo isso para que a volta dos pequenos e dos grandes seja feita de forma leve, saudável e, principalmente, alegre para todos.

Mais uma campanha de solidariedade da Caminho Rede de Ensino resultará em uma linda ação com os vovôs de Caxias do Sul. Desde junho, a Caminho estava arrecadando produtos de higiene e limpeza para idosos
Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa
A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.