Blog

Feira Ecotecnológica incentiva a pesquisa científica e a cultura do estudo

caminho_agosto_23-48

Compartilhar em:

Todos os anos, a Caminho Rede de Ensino realiza uma Feira Ecotecnológica com todos os segmentos de ensino – desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. A Feira é a culminância do trabalho de pesquisa realizado durante alguns meses sobre diferentes temas e que respondem a diversas questões. Na Feira, os estudantes apresentam suas pesquisas para os avaliadores e convidados, podendo ser credenciados para participarem de feiras externas e até internacionais.

Sabemos o quanto é importante nós termos pesquisadores, termos o incentivo à busca de conhecimento, sanarmos as curiosidades e incentivarmos os nossos alunos a serem curiosos, a pesquisarem. A pandemia nos mostrou como a pesquisa científica é importante, com a busca pela vacina, por exemplo.

Se nós tivermos a cultura da pesquisa e da resolução dos problemas, do mundo que nos cerca e dos problemas que nós temos no nosso cotidiano, nós teremos pessoas melhores e uma sociedade também melhor. Essa cultura da iniciação científica faz parte da Caminho Rede de Ensino. O objetivo é fortalecer cada vez mais essa cultura e assim termos, de fato, estudantes protagonistas que vão em busca da solução das dificuldades e da resolução de seus problemas.

A Feira Ecotecnológica também nos proporciona levarmos o nome da Rede Caminho para todo o país e até para fora dele. Já participamos de feiras no Brasil e no Paraguai e sempre aprendemos cada vez mais com essas experiências em outras cidades. Nosso desejo é que a cultura da iniciação científica se dissemine na educação para que a nossa sociedade possa ter uma realidade diferente e melhor, e sabemos que é através da educação que vamos fazer isso.

Além disso, a metodologia da Feira Eco também estimula a cultura do estudo, que traz uma perspectiva positiva sobre o valor do estudo. Quando a cultura do estudo é construída adequadamente, crianças e jovens não encaram aulas, tarefas e provas como uma obrigação. Em vez disso, eles percebem que essas são portas de acesso para oportunidades de crescimento.

Da mesma forma, uma nota alta não é apenas um número no papel. Ela é uma afirmação de que os seus esforços estão no caminho certo. Assim, indica que o estudante está progredindo em direção a objetivos importantes, como conquistar uma vaga em uma boa universidade, por exemplo.

Essa perspectiva positiva sobre o estudo, por sua vez, se reflete em atitudes, pois leva os jovens a buscarem ativamente novas formas de aprender e a colher bons resultados a partir dessa dedicação. Isso também tem tudo a ver com a proposta pedagógica da Caminho. Aqui, trabalhamos com o sociointeracionismo, em que o estudante aprende com significado, com sentido, para que os conteúdos tenham valor para sua vida e não apenas para uma prova ou um teste.

A Feira Eco é um exemplo. Os jovens trazem questionamentos e/ou problemas a serem solucionados e aprendem em cima disso. Assim, mostramos a eles que a Ciência está muito mais no nosso dia a dia do que eles pensam e que trabalhar com projetos científicos pode ser muito prazeroso e interessante.

Após participarem da etapa nacional do WRO 2025 (World Robot Olympiad) neste final de semana, uma das equipes se classificou para um Open do torneio que acontecerá no Panamá, na América Central.
Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos: