Blog

Educação financeira na infância: como começar?

7

Compartilhar em:

Saiba neste artigo sobre educação financeira na infância qual é o momento certo para ensinar as crianças a lidar com dinheiro.

Educação financeira da infância merece atenção no desenvolvimento das crianças e embora algumas famílias ainda não introduziram noções financeiras nesse período, é importante que as crianças aprendam o seu valor ainda pequenas.

Isso fará com que elas se tornem adultos responsáveis e seguros em relação às finanças pessoais.

No entanto, existem abordagens diferentes para cada idade. Crianças muito pequenas ainda não sabem contar, mas já podem entender a simbologia por trás do dinheiro.

Já as crianças mais velhas têm um entendimento maior sobre o ganho do dinheiro, consumo e gastos e podem ser ensinadas de forma mais objetiva.

Por isso, neste post, vamos ajudar você construir nas crianças o conhecimento para lidar com o dinheiro em diferentes fases. Confira!

Dos 3 aos 5 anos

Nessa fase do desenvolvimento, apesar dos filhos ainda não terem conceitos matemáticos para lidar com o dinheiro, eles sabem que cada nota ou moeda representam um valor simbólico que permitem comprar.

Dessa forma, é muito significativo que haja ações lúdicas para introduzir a educação financeira na infância.

Estimular a ter um cofrinho com moedas, ou brincar de jogos que envolvam o dinheiro é uma ótima maneira de despertar esse olhar para as finanças.

Os jogos podem ser feitos com materiais simples como:

  • recortar papeis coloridos e combinar um valor para cada cor;
  • ou separar diferentes folhas de árvores;
  • estipular que cada espécie de folha represente um valor e então, organizar uma brincadeira de papeis sociais que envolva o comprar.

É importante que, através dessas duas ações como a brincadeira e o cofrinho, a criança seja estimulada a ter noções de consumo consciente .

Além disso estimula a importância de guardar para comprar algo mais importante.

Dos 6 aos 10 anos

É aconselhável manter o cofrinho e introduzir ações para que a criança possa lidar com o dinheiro fora do plano da brincadeira.

Nesta fase a criança já tem maior conhecimento matemático conseguindo realizar algumas operações matemáticas.

Pensando nisso, crie possibilidades para que eles possam realizar atividades simples como, comprar a pipoca no cinema, ou algo na padaria, sendo um adulto mediador dessas atividades.

Outra sugestão interessante é combinar com a criança uma tarefa para que ela possa receber algum valor para colocar no cofrinho.

Mas atenção: é preciso ficar atento sobre essa “atividade remunerada”, pois se você remunerar a criança por atividades que ela já poderia e até deveria fazer, ela vai criar uma expectativa e futuramente poderá só cumprir suas obrigações mediante algum benefício.

Uma alternativa interessante é combinar atividades que vão além da rotina doméstica como:

  • ajudar a organizar materiais de trabalho dos pais;
  • incentivar a confeccionar algo que possa ser vendido na família ou na vizinhança: como, um brinquedo reciclado, pano de prato com desenhos das crianças, alguma comida, entre outros.

É importante estimular a criatividade nesse momento.

A partir dos 11 anos:

É interessante aumentar a responsabilidade sobre o uso do dinheiro, mas sempre de acordo com as possibilidades de orçamento da família.

Uma boa alternativa de inserir educação financeira na infância é entregar para os filhos uma quantia de dinheiro para que eles possam se alimentar na escola.

Estimule-os a consumir alimentos saudáveis e assegure que a quantia seja próxima do suficiente para a alimentação.

Incentive-os a guardar o troco em um cofre.

Outra forma interessante de estimular a responsabilidade e a educação financeira é negociar os presentes de datas festivas.

As crianças nessa idade podem sentir necessidade de escolher seus presentes, dessa forma os pais poderão dar uma quantia e elas administram com o que irão gastar.

E se ele gastar demais e precisar de mais dinheiro?

Especialistas em educação financeira recomendam que você não dê.

Nesse momento, a criança passa a entender a necessidade de se organizar e economizar para adquirir o que ela quer.

É só fazer um paralelo com seu salário: você o recebe mensalmente, e, quando gasta além do que pode, não pede mais ao chefe.

Em qualquer idade, dê o exemplo

Em qualquer fase do desenvolvimento infantil, é importante lembrar de dar o exemplo.

As crianças aprendem com os exemplos.

Por isso, não adianta ensiná-las a serem responsáveis com o dinheiro se você chega todo dia em casa com:

  • compras desnecessárias;
  • presentes;
  • itens de decoração sem importância;
  • jogos que não são de aprendizagem;
  • objetos de desejo da moda;
  • e outros itens que estimulem o consumo.

A sua atitude também é importante na hora de educá-las.

A educação financeira na infância pode ajudar as crianças a se tornarem adultos mais felizes no futuro além de:

  • trazer autoconfiança;
  • auto-segurança;
  • melhor poder de escolha;
  • melhores decisões;
  • capacidade de enfrentar desafios;
  • senso de sustentabilidade;
  • entre outros…

Afinal, a segurança e o bom relacionamento com as finanças pessoais também podem trazer saúde emocional para qualquer ser humano.

Com essas sugestões, você conseguirá incentivar os pequenos a se relacionarem com o dinheiro de uma forma mais saudável.

Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.
A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária