Blog

Dicas de como ajudar a fortalecer o senso crítico do seu filho

caminho_agosto_23-69

Compartilhar em:

A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.

É nesse espaço físico, psicológico, social e cultural que o desenvolvimento global acontece com as atividades programadas. O sistema escolar, além de envolver pessoas com características diferenciadas, inclui um número significativo de interações contínuas e complexas em função dos estágios de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange a construção de laços afetivos. Além disso, também o preparo para a inserção na sociedade. Isso tudo auxilia o aluno no desenvolvimento do senso crítico.

O professor é um agente de formação porque ele é o mediador do conhecimento. É através dele que o aluno recebe a motivação, apoio e incentivos, trabalha valores, e educa para a vida. A participação da família é elemento importante resgatar os valores humanos para a formação humana do aluno.

Formação tem a ver com formar, com forma. É um conjunto de ações ou de procedimentos que dão formato. É dar forma a algo. No caso dos seres humanos, pode-se falar em dar forma no conjunto das relações humanas, da razão e da emoção, da ação sobre a natureza sobre si mesmo e sobre os outros.

Origem das relações humanas

Desde os tempos primordiais, o homem vem construindo a sua história interferindo na natureza e na sociedade. Essa interferência faz com que o homem descubra e utilize as leis, desejando viver bem com ela. Assim, o homem se forma e transforma o meio natural em meio cultural em prol do bem-estar, ao mesmo tempo em que humaniza a natureza. Como ele age no meio, assim também o faz com a sociedade em busca de um horizonte mais humano. Nesse processo, ele humaniza a natureza e a vida dos homens em sociedade.

Aí o ato pedagógico entra em ação. É uma ação do homem sobre o homem, de forma que juntos possam construir uma sociedade mais justa. Certamente, também, com melhores chances de todos sentirem-se realizados.

O mais importante na Formação Humana é a integralidade do “ser e pensar” de cada indivíduo no mundo. Essa formação prepara o ser humano para produzir as condições de reprodução da vida e das formas sociais da organização. Assim, poderá construir o modo de vida livremente, tendo autonomia para organizar os modos de existência e sendo responsável pelas suas ações, tornando-se um ser humano ético, com senso crítico.

A formação humana da criança: ser, ver e viver

A formação humana do aluno eleva significativamente o seu modo de ser, ver e viver, e é de se esperar que ela (quem?) tenha condições para que aluno faça escolhas de forma saudável, planejando e desenvolvendo atividades que contribuam para que se torne um cidadão responsável e comprometido com o bem-estar e com o bem comum.

Outro ponto importante que a escola como um todo deve levar em consideração, no processo de formação humana, é a questão dos sentimentos, dos valores que as crianças, jovens e adolescentes trazem em suas experiências.

Portanto, entendemos que durante o processo de formação as crianças, jovens e adolescentes entrarão em contato com a frustração, com o erro, com as limitações, com exigências de disciplinas e assim com o apoio da escola, dos educadores e da família vão aprender a melhor entender e consolidar os valores e conceitos como tolerância, respeito, moral, ética, compreensão e profundidade nos seus sentimentos.

Aprender em família a desenvolver o senso crítico

Não podemos deixar de falar na família, uma importante instituição de aprendizagem dos alunos, pois é nela que se dão as primeiras experiências de vida e os conhecimentos informais, recebidos dos familiares e das pessoas que o cercam.

É na família que temos um agente de socialização primária, transmitindo às crianças, desde o nascimento os padrões de vida e de comportamento, hábitos, costumes, padrão de linguagem, maneiras de pensar, de agir, de se expressar etc. e que são internalizados no “Eu”.

A família e a escola devem formar uma equipe, sendo fundamental que, tanto a escola quanto a família, trilhem o mesmo caminho no que diz respeito a princípios e critérios, para que os objetivos que desejam atingir sejam possíveis.

É de se esperar que cada uma faça a sua parte para que realmente atinja o objetivo principal, conduzindo crianças e jovens a um futuro melhor. Os pais, pela sua importância moral, oferecem um exemplo real, que tem força de convencimento e motivação para o processo de formação humana.

De acordo com Tiba (2002, p.181), “[…] Para a escola, os alunos são apenas transeuntes psicopedagógicos. Passam por um período pedagógico e, com certeza, um dia vão embora. Mas, família não se escolhe e não há como mudar de sangue. As escolas mudam, mas os pais são eternos […].

Envolver os familiares nesse desafio significa não apenas assegurar uma melhor qualidade e efetividade das ações promovidas, no âmbito da escola, mas também garantir que os alunos estejam imersos em permanente processo educativo, mesmo quando deixam o espaço escolar, propiciando a eles uma segurança na aprendizagem para que venham a criar cidadãos críticos capazes de enfrentar complexidades das situações que surgem na sociedade”.

Parceria do bem

A parceria entre a família e a escola traz impactos positivos não só para a vida e para a formação do aluno, como também reanima a escola. Afinal, a escola nunca deve ocupar o papel dos pais na vida do aluno. Cada qual tem suas funções na educação e essas funções são complementares. Em outras palavras, o melhor caminho é seguir juntos de mãos dadas.

Na família e na escola, é importante existir o amor que dialoga, o amor que abraça, que perdoa, que ouve com os ouvidos do coração, que auxilia as crianças a aprender, valorizar e a ter projetos de vida, lutar e procurar manter acesa a chama do amor em todos os seus atos e atitudes, sendo possível construir um senso crítico capaz de enfrentar as dificuldades e ir em busca de um mundo que prevaleça a justiça e igualdade.

Após participarem da etapa nacional do WRO 2025 (World Robot Olympiad) neste final de semana, uma das equipes se classificou para um Open do torneio que acontecerá no Panamá, na América Central.
Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos: