Blog

Caminho Rede de Ensino realiza Corrente Literária para celebrar Dia do Livro Infantil

Corrente-literaria-2

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária em que os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais irão escrever o nome de seus livros preferidos ou fazer desenhos que identifiquem a obra em correntes de papel.

As correntes serão entrelaçadas e ficarão expostas em diversos locais da Caminho formando uma Corrente Literária. “A ideia é estimular o gosto pelos livros. Primeiro, cada estudante vai pensar em qual é o seu livro favorito e depois os colegas também vão ter interesse em descobrir as obras que os amigos escreveram nas correntes. Isso incentiva o hábito de leitura que deve começar mesmo quando eles ainda não sabem ler. Ver as figuras desenhadas, ouvir contações de histórias, fazer teatro mudando a voz dos personagens, tudo estimula o interesse e a curiosidade das crianças”, conta Liliane Curzel, responsável pelo projeto e pela Biblioteca da Caminho.

Além disso, os estudantes também foram convidados a virem para aula fantasiados de personagens literários neste dia. E demais projetos da Caminho que envolveram leitura nos últimos meses também estarão expostos na recepção da escola para marcar a data. “A leitura estimula a criatividade, o raciocínio, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Ainda melhora a escrita e o vocabulário e amplia a visão de mundo do leitor”, descreve Lili.

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, que nasceu neste dia (18 de abril). Monteiro Lobato é autor de diversos sucessos, como O Sítio do Picapau Amarelo, Ideias de Jeca Tatu, Urupês, A chave do tamanho e O Saci.

Diante de tanta dificuldade e tristeza no cenário atual do Rio Grande do Sul, a Caminho Rede de Ensino coloca em prática o projeto “Uma colcha para cobrir o mundo” para promover a solidariedade e a empatia. O projeto traz contação de história
Em relação à alfabetização no processo ensino-aprendizagem é importante destacar as ideias que sustentam os estudos de Jean Piaget. Nessa teoria, o desenvolvimento intelectual é considerado como tendo dois componentes: o cognitivo e o afetivo.
A Caminho Rede de Ensino será sede da etapa regional do First Lego League Explore, uma competição de robótica destinada para equipes com estudantes de 6 a 10 anos. Essa é uma das categorias do FLL (First Lego League)