Blog

Caminho Rede de Ensino realiza Corrente Literária para celebrar Dia do Livro Infantil

Corrente-literaria-2

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária em que os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais irão escrever o nome de seus livros preferidos ou fazer desenhos que identifiquem a obra em correntes de papel.

As correntes serão entrelaçadas e ficarão expostas em diversos locais da Caminho formando uma Corrente Literária. “A ideia é estimular o gosto pelos livros. Primeiro, cada estudante vai pensar em qual é o seu livro favorito e depois os colegas também vão ter interesse em descobrir as obras que os amigos escreveram nas correntes. Isso incentiva o hábito de leitura que deve começar mesmo quando eles ainda não sabem ler. Ver as figuras desenhadas, ouvir contações de histórias, fazer teatro mudando a voz dos personagens, tudo estimula o interesse e a curiosidade das crianças”, conta Liliane Curzel, responsável pelo projeto e pela Biblioteca da Caminho.

Além disso, os estudantes também foram convidados a virem para aula fantasiados de personagens literários neste dia. E demais projetos da Caminho que envolveram leitura nos últimos meses também estarão expostos na recepção da escola para marcar a data. “A leitura estimula a criatividade, o raciocínio, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Ainda melhora a escrita e o vocabulário e amplia a visão de mundo do leitor”, descreve Lili.

O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, que nasceu neste dia (18 de abril). Monteiro Lobato é autor de diversos sucessos, como O Sítio do Picapau Amarelo, Ideias de Jeca Tatu, Urupês, A chave do tamanho e O Saci.

Após participarem da etapa nacional do WRO 2025 (World Robot Olympiad) neste final de semana, uma das equipes se classificou para um Open do torneio que acontecerá no Panamá, na América Central.
Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos: