Blog

Caminho Rede de Ensino participa do Concurso “Tirando o Pó” com espaço típico italiano

08

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino está participando do Concurso Tirando o Pó, promovido pela Festa Nacional da Uva e pelo Sindilojas Caxias. Por isso, foram montados espaços, nas duas recepções da escola, com objetos e ferramentas antigas usadas pelos antepassados italianos da Família Chiappin, raiz dos nossos mantenedores.

É possível conferir plantadeiras, cerrotes, enxadas, tarros de leite, lampiões, balança, mesas, cadeiras, documentos, rádios, Bíblia e livros. As toalhas e cobertas em crochê e fuxico, passadas de geração em geração, também trazem suas histórias da ancestralidade da família, junto do pião que muito divertiu as crianças e os garrafões de vinho que relembram a produção caseira de vinho para consumo próprio, mantida até hoje.

Também está exposto o Vestido Oficial de Passeio da Princesa da Festa da Uva 2019, Viviane Piamolini Gaelzer, funcionária da Caminho na época, demonstrando o apoio que a escola sempre deu à Festa. Dentre as embaixatrizes desta edição, por exemplo, são nossas ex-alunas: Luiza Trott Miola, Laisa Bettiato Poloni e Ana Carolina Pellicioli Catafesta (também funcionária da Caminho) que contaram muito com nosso incentivo e apoio.

“Temos orgulho em pertencer a Caxias do Sul e carregar conosco as raízes dos imigrantes italianos, que na dificuldade de seus caminhos e em suas conquistas, construíram a Caxias do Sul que temos hoje.  Nos inspiramos muito nessas trajetórias e temos a certeza que ‘vivemos este mundo e fazemos acontecer’ na educação, deixando esse legado e gerando esse mesmo sentimento de pertencimento e de liderança em nossos estudantes”, concluiu Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino.

O Concurso Tirando o Pó inspirou não apenas a montagem dos recantos nos dois prédios, mas também mobilizou a escola inteira com o tema da 34ª edição da Festa Nacional da Uva. A Jornada Pedagógica da equipe, bem como o primeiro dia de aula e a acolhida de nossos estudantes e famílias, teve a temática “Explorando Caminhos e Descobrindo Lugares: Uma Nova Jornada do Conhecimento”. Os alunos ainda tiveram os Jogos Coloniais nas aulas de Educação Física e outros espaços da Caminho também foram ambientados com objetos italianos da época.

Os dois espaços ficaram montados na Caminho até o final da Festa da Uva. Os vencedores do Concurso Tirando o Pó serão definidos por uma comissão julgadora do Sindilojas e da Festa. Ficamos na torcida!

Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.
A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária