Blog

Caminho Rede de Ensino participa do Concurso “Tirando o Pó” com espaço típico italiano

08

Compartilhar em:

A Caminho Rede de Ensino está participando do Concurso Tirando o Pó, promovido pela Festa Nacional da Uva e pelo Sindilojas Caxias. Por isso, foram montados espaços, nas duas recepções da escola, com objetos e ferramentas antigas usadas pelos antepassados italianos da Família Chiappin, raiz dos nossos mantenedores.

É possível conferir plantadeiras, cerrotes, enxadas, tarros de leite, lampiões, balança, mesas, cadeiras, documentos, rádios, Bíblia e livros. As toalhas e cobertas em crochê e fuxico, passadas de geração em geração, também trazem suas histórias da ancestralidade da família, junto do pião que muito divertiu as crianças e os garrafões de vinho que relembram a produção caseira de vinho para consumo próprio, mantida até hoje.

Também está exposto o Vestido Oficial de Passeio da Princesa da Festa da Uva 2019, Viviane Piamolini Gaelzer, funcionária da Caminho na época, demonstrando o apoio que a escola sempre deu à Festa. Dentre as embaixatrizes desta edição, por exemplo, são nossas ex-alunas: Luiza Trott Miola, Laisa Bettiato Poloni e Ana Carolina Pellicioli Catafesta (também funcionária da Caminho) que contaram muito com nosso incentivo e apoio.

“Temos orgulho em pertencer a Caxias do Sul e carregar conosco as raízes dos imigrantes italianos, que na dificuldade de seus caminhos e em suas conquistas, construíram a Caxias do Sul que temos hoje.  Nos inspiramos muito nessas trajetórias e temos a certeza que ‘vivemos este mundo e fazemos acontecer’ na educação, deixando esse legado e gerando esse mesmo sentimento de pertencimento e de liderança em nossos estudantes”, concluiu Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino.

O Concurso Tirando o Pó inspirou não apenas a montagem dos recantos nos dois prédios, mas também mobilizou a escola inteira com o tema da 34ª edição da Festa Nacional da Uva. A Jornada Pedagógica da equipe, bem como o primeiro dia de aula e a acolhida de nossos estudantes e famílias, teve a temática “Explorando Caminhos e Descobrindo Lugares: Uma Nova Jornada do Conhecimento”. Os alunos ainda tiveram os Jogos Coloniais nas aulas de Educação Física e outros espaços da Caminho também foram ambientados com objetos italianos da época.

Os dois espaços ficaram montados na Caminho até o final da Festa da Uva. Os vencedores do Concurso Tirando o Pó serão definidos por uma comissão julgadora do Sindilojas e da Festa. Ficamos na torcida!

Mais uma vez, a Caminho Rede de Ensino se orgulha dos resultados obtidos por nossos estudantes nas avaliações nacionais promovidas pelo Sistema SAS de Educação.
Você já parou para pensar que uma simples brincadeira de estender roupa em um varal pode trabalhar a organização espacial e a coordenação das crianças?
A turma 16 da Caminho fez uma versão especial, usando as diversas variações da amarelinha que o livro do SAS traz para trabalhar consciência fonológica de um jeito divertido.