A Caminho Rede de Ensino foi palco do lançamento do projeto Vereador por um Dia da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Neste momento inicial, os estudantes do nono ano da Caminho receberam a visita do vereador Edson da Rosa; da coordenadora da Escola do Legislativo, Edivania Ramos; e do chefe do Cartório Eleitoral, Edson Borowski.





Todos conversaram com os estudantes e explicaram novidades no projeto deste ano. Em 2025, representantes da Câmara e do Cartório visitarão as 23 escolas participantes trazendo informações e incentivando a participação. Após, as turmas definirão os representantes (um vereador e um suplente) que apresentarão projetos de lei. E, em uma outra data, os estudantes votarão no projeto em urnas eletrônicas, que serão levadas nas escolas. Assim, os estudantes mais votados como vereador e o suplente representarão a instituição de ensino no Vereador por um Dia, apresentando o seu projeto de lei.
Na sua fala, Edson Borowski trouxe dados de eleitores de Caxias do Sul e explicou o funcionamento das urnas eletrônicas e do processo eleitoral. A ideia é replicar esse processo na escolha dos representantes deste ano. Já o vereador Edson da Rosa enfatizou a importância do projeto que estimula o exercício da cidadania. “Queremos que os inscritos no Vereador Por Um Dia deste ano sintam-se dispostos a nos indagar e, com suas ideias, nos ajudar a construir soluções para demandas da sociedade”, afirmou Edson.
A Caminho sempre participa do Vereador por um Dia e foca no envolvimento dos estudantes dos nonos anos. “Esse projeto proporciona uma formação de cidadania para os nossos jovens, possibilitando mais conhecimento a respeito do Poder Legislativo e de suas competências. Nós, da Caminho, sempre incentivamos essa participação e temos um retorno muito positivo por parte dos estudantes que participaram em anos anteriores”, conta Alexandra Colvara, supervisora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio da Caminho.
Além da votação nas urnas, está previsto um cronograma de atividades que envolvem o “Vereador Sombra”, em que o estudante acompanha um parlamentar durante um dia, a oficina de elaboração de leis, reunião preparatória e a Sessão Plenária do Vereador por um Dia prevista para o dia 06 de outubro.