Blog

Caminho Rede de Ensino destaca robótica e tecnologia em Festival de Inovação

foto-4

Compartilhar em:

A Inovação e a Tecnologia sempre estiveram presentes na essência da Caminho Rede de Ensino, sendo consideradas um pilar para a educação de excelência. Juntas, representam a solução de problemas, o construir algo novo. Pensando nisso, a escola criou o Festival de Inovação da Caminho (FIC), buscando reforçar o pilar da instituição, incentivando diversas habilidades, estimulando a criatividade, o aprendizado em educação tecnológica e o empreendedorismo. O FIC acontecerá no dia 08 de junho na escola com participação de estudantes da Caminho e também de outras instituições de ensino.

O Festival é dividido em três desafios: Futurices, para os estudantes do 1º ao 4º ano; Jogos Robóticos, do 6º ao 9º ano; e Mistura Empreendedora, para o Ensino Médio.

O Futurices trará muita Cultura Maker, despertando a imaginação e a criatividade dos estudantes. No período que antecede o FIC, os alunos da Caminho fazem diversas invenções e experiências nos laboratórios da escola e apresentaram os resultados no dia do evento. Neste ano, entre os desafios, estão criar autómatos (máquina que imita o movimento de um corpo animado), fazer fotos em perspectiva forçada com os Ipad’s e reciclar e reaproveitar o lixo eletrônico criando luminárias.

Os Jogos Robóticos, aberto para equipes externas, trazem muita disputa nas arenas de robôs, programação, integração e inovação com a criação de um projeto. E, em 2024, o Mistura Empreendedora traz um campeonato de games super disputado e interativo, com desafios tecnológicos e de empreendedorismo.

Na terceira edição do FIC, temos uma novidade: a Caminho será sede da etapa regional do First Lego League Explore, uma competição de robótica destinada para equipes com estudantes de 6 a 10 anos. Essa é uma das categorias do FLL (First Lego League), o maior Festival de Robótica do país que também é reconhecido internacionalmente. A etapa regional desse torneio acontecerá junto com o Festival, no dia 08 de junho.

No First Lego League Explorer participam, no mínimo, 10 equipes da Caminho e de outras escolas gaúchas que precisam montar uma maquete motorizada com programação. Para isso, cada grupo adquire um kit de robótica da Lego League para criar o trabalho em, pelo menos, 12 encontros com professores e coordenadores. Além disso, a Caminho, por ser sede da etapa, convida uma escola pública para participar da competição, que também ganha um kit oficial da Lego.

No dia do FIC, todas as equipes inscritas apresentam sua maquete e um cartaz explicando o projeto. Ao menos, um grupo se classificará para a etapa nacional do First Lego League Explore, que acontece em agosto em Curitiba (PR).

Mais uma prova de que o FIC vem se consolidando e já se tornou um sucesso em nossa escola. Com ele, reforçamos o aprendizado em robótica e programação em um mesmo dia, aliando os conteúdos aprendidos em sala de aula com muita tecnologia. Além disso, os estudantes que participam desenvolvem inúmeras habilidades, como empatia, trabalho em equipe, liderança, resolução de conflitos e desenvoltura e oratória.

“O FIC vem para unir, em um dia, variadas atividades que estão relacionadas com inovação despertando os jovens para essa área que cada vez cresce e ganha relevância no mundo todo. O papel da Caminho como escola, além de ensinar, é oferecer aos estudantes a oportunidade de expandir conhecimentos e cultivar experiências para que eles façam suas próprias escolhas e sejam protagonistas do seu futuro”, complementa Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino.

A primeira edição do Festival foi em 2022, acontecendo sempre uma vez por ano desde então.

Vida longa ao FIC!

A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.
A Festa Junina da Caminho Rede de Ensino será das 10h às 18h. Entre as atrações, muitas brincadeiras, comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis, arena de robôs, cadeia, correio elegante e apresentações dos estudantes.
Os estudantes da Caminho e de outras instituições de ensino da Serra participaram de muitos desafios tecnológicos, disputa de games, interações com robôs e programações lógicas. No total, foram 26 equipes participantes