Blog

Caminho Rede de Ensino cria projeto que promove solidariedade após enchentes no RS

Foto-6-1

Compartilhar em:

Diante de tanta dificuldade e tristeza no cenário atual do Rio Grande do Sul, a Caminho Rede de Ensino coloca em prática o projeto “Uma colcha para cobrir o mundo” para promover a solidariedade e a empatia. O nome da ação é baseado no livro da escritora Eleonora Medeiros que fala sobre o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, evitando assim tudo que aconteceu nesse momento, e ressalta o amor e generosidade com o outro.

O projeto traz a contação dessa história para todos os estudantes do Turno Inverso, Educação Infantil e Anos Iniciais da Caminho. Cada um recebe um retalho de tecido em formato de coração para enfeitar com sua família.

Na sequência, os alunos trazem os retalhos customizados para a escola e será costurada uma grande colcha com todos os corações.

Paralelo a isso, os estudantes foram convidados a doarem moedinhas para ajudar os atingidos pelas enchentes. A ideia da arrecadação surgiu a partir da própria indagação das crianças da Caminho que gostariam de ajudar as demais crianças desabrigadas e não sabiam como. “Elas me questionavam: eu também quero doar, além do que os meus pais já doaram. Então, resolvemos criar essa campanha com as moedinhas”, contou Liliane Curzel, coordenadora do projeto e contadora de histórias da Caminho.

A doação de moedas deve começar em junho em uma urna, que ficará ao lado da colcha customizada na recepção da escola. Todo o valor será doado para alguma instituição atingida pelas enchentes que atenda crianças no estado.

“A colcha simboliza a nossa vontade de cobrir o mundo com amor e esperança nesse momento tão difícil. A história do livro fala da destruição da natureza pelo homem e da iniciativa de uma menina de fazer algo pelo mundo para que o futuro seja mais sustentável. Com esse projeto, trabalhamos a conscientização com os estudantes, espalhamos uma onda de amor e também incentivamos a doação para quem puder ajudar os desabrigados. É o nosso pilar Socioemocional colocado em prática”, comenta Liliane.

A colcha feita com os corações será, posteriormente, sorteada entre os estudantes da Caminho.

A equação família + escola traz sempre um resultado POSITIVO. Aqui, essa parceria é reforçada diariamente com nossa equipe pedagógica e socioemocional e em eventos e encontros com as famílias.
A Festa Junina da Caminho Rede de Ensino será das 10h às 18h. Entre as atrações, muitas brincadeiras, comidas e bebidas típicas, brinquedos infláveis, arena de robôs, cadeia, correio elegante e apresentações dos estudantes.
Os estudantes da Caminho e de outras instituições de ensino da Serra participaram de muitos desafios tecnológicos, disputa de games, interações com robôs e programações lógicas. No total, foram 26 equipes participantes