Blog

Brincar e Aprender das Crianças na Escola – Importantes dicas para seu filho se desenvolver através das brincadeiras

caminho_agosto_23-163

Compartilhar em:

Na escola os alunos aprendem por meio do brincar. Sejam brincadeiras livres ou orientadas, durante as mesmas é possível perceber benefícios para o seu desenvolvimento diante das competências:

  • motora;
  • linguística;
  • espacial;
  • emocional;
  • lógico – matemática;
  • desenvolvimento da capacidade de expressão oral;
  • aquisição de autonomia.

Brincar e socializar

Quanto mais a criança vivencia momentos de brincar, por meio do dançar, pedalar, correr, se esconder, saltar e entre outros, mais aumenta seu repertório de brincadeiras. Consequentemente, ao interagir com seus amigos e colegas, é capaz de manter contato com regras de convivência com o outro. É importante deixar a criança livre para brincar com o outro, sem a intervenção de um adulto, para que possa aprimorar suas habilidades de aprender a dividir tarefas, negociar situações de impasse, tomar decisões, conversar com os colegas e criar hipóteses de resolução de conflitos, incentivando assim sua autonomia.

Durante a interação com os colegas, a criança participa de situações que contribuem para que ela estabeleça maiores vínculos. Desenvolvem formas para expressar suas ideias, seja por meio de gestos, falas ou ações.

É importante ressaltar que no ambiente escolar há aspectos facilitadores para o brincar e aprender: a própria estrutura física, a variedade de brinquedos, os cartazes e decoração das salas e os jogos e recursos pedagógicos.

É possível perceber que quando a criança participa de brincadeiras ou atividades, aprende a compartilhar, pedir ajuda e disputar de maneira saudável com os colegas um brinquedo ou espaço. Uma estratégia utilizada no cotidiano da escola são os momentos das rodas de conversa, antes e após o momento do brincar. Esta tem como objetivo, fazer com que o aluno possa se organizar e participar do momento da definição de quais serão as regras das brincadeiras, bem como fazer uma retomada do que deu certo e uma análise com ações posteriores do que pode ser melhorado.

O Brincar na sala de aula

Na sala de aula, a aprendizagem torna-se mais significativa e prazerosa quando parte de uma brincadeira. Estas vivências podem estar atreladas aos conteúdos de sala de aula e dar conta de levar os educandos a este universo da fantasia. É através do brincar que a criança entra no mundo da imaginação, o que auxilia o desenvolvimento de sua personalidade.

O papel da família nas brincadeiras

Em casa, a família também pode complementar reforçando as atividades realizadas na escola. A família deve estar aberta para ouvir as novidades e deixar que a criança reproduza brincadeiras vivenciadas na escola, podendo interagir e participar com ela.

Uma estratégia interessante é criar espaços com brinquedos, construir jogos envolvendo suas aprendizagens, contar histórias, criar um local adequado para estudos, dividir tarefas entre os familiares, aproveitar a hora do banho, cantar, dançar, desenhar, correr. A família deve estar disponível, propor e estar aberta a interagir com seus filhos.

A família pode aproveitar viagens para aprenderem informações sobre algum lugar. Aproveite nos passeios como ir ao zoológico, fazer compras e visitar um parque da cidade para dedicando-se nestes momentos um espaço na sua rotina para que a criança faça pequenas descobertas.

Tanto na escola, quanto na família é fundamental atribuir responsabilidades desde pequenos. Por exemplo: após brincar juntar e guardar os brinquedos, colocar o prato na pia após comer, guardar os materiais e organizar a sala após a aula.

Gostou de nossas informações?! Então, compartilhe!

Após participarem da etapa nacional do WRO 2025 (World Robot Olympiad) neste final de semana, uma das equipes se classificou para um Open do torneio que acontecerá no Panamá, na América Central.
Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos: