Blog

Aprendendo o alfabeto através do ambiente em que vivemos

WhatsApp Image 2026-05-28 at 10.21.51

Compartilhar em:

“O que tem na minha escola com a letra…” foi a atividade desenvolvida pela Turma 16 da Caminho. Os estudantes identificaram objetos e lugares da escola que começam com cada letra do alfabeto. Em seguida, foram ao quadro e, com o auxílio da turma, escreveram a palavra escolhida ao lado da letra correspondente.

O objetivo foi desenvolver a consciência fonológica, a alfabetização e a associação de letras com palavras e objetos do cotidiano, além de estimular a participação e o trabalho em equipe!

A atividade também trabalha o Sociointeracionismo, uma proposta adotada pela Caminho em que os alunos interagem uns com os outros, usufruindo de diferentes espaços de aprendizagem e recursos pedagógicos disponibilizados pela Rede, considerando o conhecimento que cada um traz consigo. Os estudantes aprendem, construindo e interagindo em todos os momentos da rotina escolar sem desprezar o que o ensino tradicional tem consolidado.

Três pesquisas científicas da Caminho foram selecionadas para participar da 10ª Expoceti (Exposição de Ciência, Engenharia, Tecnologia e Inovação), que acontece até o dia 05 de junho no Recife (PE).
A Turma 16 teve uma atividade diferente nos últimos dias: o Guarda-Chuva das Letras. Nele, a professora utilizou um guarda-chuva com letras do alfabeto fixadas em sua borda para trabalhar o reconhecimento do alfabeto
Dois alunos da Caminho obtiveram destaque em nível nacional na OBMEP 2025 – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas. Parabéns!