Blog

Alfabetização. Por onde começar?

3-825x542

Compartilhar em:

É tão gratificante acompanhar o desenvolvimento de uma criança: quando ela começa a engatinhar, dar os primeiros passos, falar, e também quando ela começa a reconhecer as letras do alfabeto para, futuramente, ler e escrever. Esse processo de alfabetização é gradual e depende do tempo de cada um, mas existem algumas estratégias que podem facilitar esse aprendizado tanto na escola como em casa.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação e apropriação do sistema de escrita, com a compreensão das letras, sendo etapa primordial para ler e escrever. Segundo a UNESCO, a alfabetização é um processo de aquisição de habilidades cognitivas básicas que contribuem para a conscientização social e para formação do pensamento crítico do indivíduo.

Esse processo inicia nos primeiros anos do Ensino Fundamental, mas a criança traz muitas influências de casa, da família e do ambiente em que convive. Ela já tem a noção dos objetos, seus significados e funções, sabe que as representações estão por todos os lados. Por isso, a escola deve se tornar uma aliada nessa etapa do aprendizado, trazendo um ambiente ainda mais lúdico e repleto de atrativos que instiguem os alunos a ler e escrever. O ideal é que a sala de aula tenha livros, jornais, histórias, materiais diversos que ajudem os estudantes a desenvolverem essas habilidades.

É através da alfabetização que, mais tarde, a criança consegue adquirir a habilidade da leitura, da compreensão de textos e da linguagem de maneira geral. Competências necessárias para avançar nos anos escolares e também para evoluir dentro da sociedade.

Bom, agora que já falamos sobre o significado e a importância da alfabetização, ou seja, a teoria, vamos para a prática?! Convidamos a professora Bianca Dutra, dos Anos Iniciais da Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul, para nos passar algumas dicas fundamentais para pais e professores que podem ser adotadas durante o processo de alfabetização da criança. São orientações básicas, mas bastante úteis para facilitar essa etapa do aprendizado.

Vamos aprender juntos?

CONTEXTUALIZE: vincular atividades do dia a dia da criança no processo de alfabetização é benéfico. Peça ajuda para criar a lista de compras do mercado, questionando o som da letra inicial, quantas letras possuem. Lista de itens para viagens, ingredientes de uma receita. Estes momentos fazem com que a criança perceba a escrita em todos os espaços.

CELEBRE AS CONQUISTAS: cada criança tem seu tempo para internalizar e assimilar as informações. Nesta fase, celebre cada passo conquistado. Uma letra reconhecida, uma sílaba ou palavra criada. Nunca compare a criança com o outra, somos todos diferentes. Precisamos tornar este processo prazeroso.

CRIE O HÁBITO DA LEITURA: o processo de alfabetização consiste na aquisição de habilidades envolvendo a escrita e leitura. Ouvindo histórias ou relatos, permite que a criança descubra a linguagem escrita. Organize uma rotina, peça para que em alguns momentos ela reconte ou crie histórias.

CONSTRUA UM BANCO DE PALAVRAS: sempre pergunte ao final de uma leitura se a criança não conhece o significado de alguma palavra. Explique o sinônimo e em um cartaz crie um banco de palavras com todas as descobertas. Esta atividade auxilia no repertório de palavras.

OBSERVE AS EVOLUÇÕES: sugestão é iniciar o processo apresentando as letras e os sons do alfabeto, não necessariamente em ordem. Após mostre a junção das letras que formarão as sílabas, dê preferência por sílabas exatas (PA/MA/RO). Assim sucessivamente para palavras, frases, textos. Nem sempre seguimos o mesmo método. É necessário conhecer as habilidades iniciais da criança. Existem diversos métodos de alfabetização.

CRIE, RECRIE CONSTRUA: o processo de alfabetização precisa estar aliado ao lúdico. Construir jogos favorece a intencionalidade e o objetivo de cada fase neste processo. Construa jogo das sílabas, do alfabeto, formando palavras. Estimule a criatividade.

MANTENHA A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA: primordial que professores e responsáveis mantenham uma comunicação ativa, observando evoluções ou possíveis dificuldades. Juntos auxiliando neste processo.

ACREDITE, TUDO DARÁ CERTO: como a palavra processo já define, é uma ação continuada, gradativa.  Então tornar este momento prazeroso e significativo é o mais importante.  Tranquilize a criança que tudo acontecerá no seu tempo. Estas habilidades desenvolvidas neste processo serão utilizadas no decorrer de sua vida. Precisamos deixar marcas positivas nesta fase.

Dicas valiosas e que poderão fazer a diferença para a alfabetização do seu filho ou do seu aluno. Que tal coloca-las em prática e compartilhar com a gente os resultados? Esperamos o seu comentário.

Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos:
Muita ciência, pesquisa e aprendizado! A 19ª Feira Ecotecnológica da Caminho reuniu mais de 200 trabalhos, além da Companhia do Carinho e das quatro franquias Impulso