Blog

A importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criança

caminho_agosto_23-175

Compartilhar em:

A brincadeira e as atividades lúdicas são muito importante para o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança, pois é através dela que ela consegue expressar os sentimentos dela em relação ao mundo social.

As atividades lúdicas preparam a criança para o desempenho de papéis social para a compreensão do funcionamento do mundo, para demonstrar e vivenciar emoções.

Para Vygotsky (1984), a brincadeira não é apenas uma dinâmica interna da criança, mas uma atividade dotada de um significado social que necessita de aprendizagem.

Tudo gira em torno da cultura lúdica, pois a brincadeira torna-se possível quando apodera elementos da cultura para internalizá-los e cria uma situação imaginária de reprodução da realidade. É através da brincadeira que a criança consegue adquirir conhecimento, superar limitações e desenvolver-se como indivíduo.

Usando atividades lúdicas para inovar em sala de aula

Ao inserir atividades lúdicas, nota-se nos alunos um entusiasmo maior em relação ao conteúdo que está sendo trabalhado por haver uma motivação dos educandos em expressar-se livremente, de agir e interagir em sala de aula. Quando o professor inova em metodologias e abandona os métodos e técnicas tradicionais, descobre que o lúdico é eficaz como estratégia do desenvolvimento na sala de aula.

DICA: As aulas lúdicas devem ser bem elaboradas com orientações definidas e objetivos específicos.

“A criança é um ser em criação. Cada ato é para ela uma ocasião de explorar e de tomar posse de si mesma, ou, para melhor dizer, a cada extensão a ampliação de si mesma. E esta operação, executa-a com veemência, com fé: um jogo contínuo. A importância decorre de conquista em conquista, uma vibração incessante”. Maria Montessori

Atividades Lúdicas na educação

Brincando, a criança aprende a respeitar regras, ampliar o relacionamento social e respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do universo lúdico que a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo a liderança dela, e sendo liderada, compartilhando a alegria de brincar.

Dica: Os pais devem cada vez mais aproveitar os momentos lúdicos com a criança para perceber esta evolução, utilizar jogos e brincadeiras que despertem no filho a importância de aprender e desenvolver o intelecto, tornando claras as emoções, angústias, ansiedades, reconhecendo as dificuldades, proporcionando assim soluções e promovendo um enriquecimento na vida interior da criança. Pedir que a criança reconte a história que acabou de ouvir contribui para a autoestima dela.

Aprendendo com arte

Brincadeiras com teatro ou faz de conta dão oportunidade ao conhecimento de si e do outro. Jogos coletivos como Lego e quebra-cabeças ajudam a desenvolver:

  • A autoestima;
  • As habilidades sociais;
  • A cooperação;
  • A persistência (vencer obstáculos ou desafios);

Além disso, tornam o aprendizado muito mais atrativo pra criança.

Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos:
Muita ciência, pesquisa e aprendizado! A 19ª Feira Ecotecnológica da Caminho reuniu mais de 200 trabalhos, além da Companhia do Carinho e das quatro franquias Impulso