A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária em que os estudantes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais irão escrever o nome de seus livros preferidos ou fazer desenhos que identifiquem a obra em correntes de papel.
As correntes serão entrelaçadas e ficarão expostas em diversos locais da Caminho formando uma Corrente Literária. “A ideia é estimular o gosto pelos livros. Primeiro, cada estudante vai pensar em qual é o seu livro favorito e depois os colegas também vão ter interesse em descobrir as obras que os amigos escreveram nas correntes. Isso incentiva o hábito de leitura que deve começar mesmo quando eles ainda não sabem ler. Ver as figuras desenhadas, ouvir contações de histórias, fazer teatro mudando a voz dos personagens, tudo estimula o interesse e a curiosidade das crianças”, conta Liliane Curzel, responsável pelo projeto e pela Biblioteca da Caminho.
Além disso, os estudantes também foram convidados a virem para aula fantasiados de personagens literários neste dia. E demais projetos da Caminho que envolveram leitura nos últimos meses também estarão expostos na recepção da escola para marcar a data. “A leitura estimula a criatividade, o raciocínio, a imaginação e o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Ainda melhora a escrita e o vocabulário e amplia a visão de mundo do leitor”, descreve Lili.
O Dia Nacional do Livro Infantil é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira, que nasceu neste dia (18 de abril). Monteiro Lobato é autor de diversos sucessos, como O Sítio do Picapau Amarelo, Ideias de Jeca Tatu, Urupês, A chave do tamanho e O Saci.