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Proposta sociointeracionista: a importância da interação com diferentes ambientes e pessoas

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Você já ouviu falar de sociointeracionismo? O conceito foi desenvolvido pelo psicólogo bielo-russo Lev Semionovich Vygotsky, no começo do século 20. Ele foi pioneiro em seu campo, afirmando que o desenvolvimento intelectual é feito mediante a interação social, ao longo de um processo histórico, cultural e social.

O sociointeracionismo prioriza a relação social e cultural da pessoa com o meio em que está inserida, estimulando uma aprendizagem ativa. Ou seja, a interação com o meio em que vive e com outras pessoas é de extrema importância e é por intermédio dela que se dá o aprendizado. Dessa forma, em uma escola, por exemplo, o professor é um impulsionador do desenvolvimento da criança e do adolescente.

Na Caminho Rede de Ensino, adotamos a proposta sociointeracionista em que os estudantes interagem uns com os outros, usufruindo de diferentes espaços de aprendizagem e recursos pedagógicos disponibilizados pela Rede, valorizando o vínculo afetivo entre professor e aluno, considerando o conhecimento que cada um traz consigo. Os estudantes aprendem, construindo e interagindo em todos os momentos da rotina escolar sem desprezar o que o ensino tradicional tem consolidado. Procuramos inovar o ensino de hoje para transformar o amanhã.

Para a diretora-presidente da Caminho Rede de Ensino, Maristela Chiappin, “o sociointeracionismo é a melhor opção, pois mescla construção e interação em um ambiente propício ao desenvolvimento intelectual, onde o professor planeja, desafia, direciona, executa, avalia e corrige cada etapa de aquisição de conhecimento”, explica.

Um dos exemplos dessa metodologia sociointeracionista é a temática de volta às aulas de 2024. A Caminho se inspirou na Festa Nacional da Uva, maior evento turístico e cultural da cidade que destaca a nível nacional a produção da fruta que deu origem ao nosso povo. Neste ano, o retorno do ano letivo da Caminho será no mesmo dia em que começa a Festa e nada melhor do que celebrar as duas ações em conjunto. Isso também é sociointeracionismo. É trazer eventos do contexto cultural da cidade para dentro da escola, proporcionando sentidos e significados muito maiores para os estudantes.

Dessa forma, eles aprendem sobre imigração italiana, história da colonização e trajetória de Caxias do Sul de maneira lúdica, criativa e diferenciada. Sem decoreba, mas com aprendizado de verdade. O tema de volta às aulas também foi inspirado na Festa da Uva: “Explorando caminhos e descobrindo lugares: uma nova jornada de conhecimento”. Durante as primeiras semanas de aula, a contadora de histórias da Caminho usará um navio de papelão e um baú com pertences da época para falar sobre a história dos nossos antepassados e de como eles chegaram em Caxias do Sul.  A Caminho também vai contar com uma decoração alusiva à Festa para deixar os estudantes e as famílias no clima da maior festa da cidade. Sempre de forma lúdica e interativa.

É assim. Na Caminho Rede de Ensino, o estudante aprende brincando. O processo de aprendizagem incentiva a autonomia e a organização, proporcionando que o estudante seja protagonista em todas as atividades e leve os conhecimentos aprendidos na escola para a vida toda.

Após participarem da etapa nacional do WRO 2025 (World Robot Olympiad) neste final de semana, uma das equipes se classificou para um Open do torneio que acontecerá no Panamá, na América Central.
Os produtos são resultado de uma campanha de arrecadação anual da Caminho, que visa prestar uma homenagem ao Dia dos Avôs celebrado em 26 de julho. Eles fizeram um teatro e cantaram músicas
Os estudantes candidatos criaram e apresentaram seus projetos de lei aos colegas na manhã desta quinta-feira. Foram três projetos – um de cada turma de nono ano – com temas distintos: