Blog

1 DIA a mais para fazer valer a pena

caminho_agosto_23-121

Compartilhar em:

Hoje é dia 29 de fevereiro, um dia diferente pois só o presenciamos a cada 4 anos e sempre junto com o ano dos Jogos Olímpicos. Chamamos esse ano de bissexto, que tem este nome porque vem da forma de contagem do mês entre os romanos, que era dividido em três partes: as calendas, que eram os primeiros dias; as nonas, os dias intermediários; e os idos, os dias finais. O dia acrescentado era o bis sextus ante kalendas martias, em latim. Então, a inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Deixando de lado a informação teórica, gostaria de lembrar que temos a chance de viver, curtir e aproveitar um dia a mais neste ano. Logo, já refletimos sobre as perspectivas de ano novo, já discutimos sobre o janeiro branco, já pulamos o carnaval, estamos ainda celebrando nosso maior evento: Festa Nacional da Uva, e o ano letivo já iniciou. Então, trazendo a expressão clássica Carpe Diem, que nada mais é que “aproveite o dia”, vamos fazer destas 24 horas algo estupendo? Sorrir para um colega, olhar no fundo do olho do estudante, mostrando que está inteiro para ouvi-lo e ajudá-lo? Dar um abraço “de urso” em alguém que está precisando? Ser gentil com qualquer pessoa? Ter paciência com quem não entende como você? Ser empático de verdade? Usar as palavrinhas mágicas: bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, desculpe e obrigada, que são básicas e fazem tanta diferença nas relações pessoais e, principalmente, profissionais?

Sejamos mais leves, agradecidos, dispostos, alegres e parceiros. Pedir ajuda é bom e ajudar é melhor ainda, uma vez sempre deixamos um pedacinho de nós nos outros e levamos também algo das pessoas que convivem conosco. Sim, às vezes é bom ser romântica no sentido de acreditar que tudo dará certo, e o que não der virará aprendizado ou memórias preciosas. Haja vista, que ser resiliente e flexível são qualidades imprescindíveis para se viver mais em paz.  

Não permitas que a vida se passe sem teres vivido…

Nadine Brandão / Orientadora Educacional Rede Caminho

Neste domingo (21/04), Caxias do Sul passará por uma Revolução Criativa e a Caminho Rede de Ensino fará parte disso, afinal Inovação e Tecnologia têm tudo a ver com a nossa escola.
A escola constitui um contexto diversificado de desenvolvimento e aprendizagem por reunir diversidade de conhecimentos e atividades permeados por conflitos.
A Caminho Rede de Ensino entrou no clima do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, e programou algumas ações especiais para a data. A principal delas é a Corrente Literária